Boa cidade para trabalhar e estudar na Irlanda

Como escolher uma boa cidade para viver na Irlanda – Parte 1

  • Home
  • Irlanda
  • Como escolher uma boa cidade para viver na Irlanda – Parte 1
bandeira-irlanda

Conheça algumas cidades irlandesas boas para estudar e trabalhar.

Irlanda é o destino, mas qual cidade ir? Antes de decidir é sempre bom conhecer um pouco mais sobre elas. Seguem algumas das cidades mais procuradas para intercâmbio na Irlanda e tome a sua decisão.

Dublin: A famosa capital da Irlanda

Para começo de conversa, Dubh Linn significa “lago negro” em gaélico, é uma referência ao encontro dos rios Liffey e Poddle que formavam um poço escuro na traseira do Castelo de Dublin.

Jardim que foi construído no lugar do antigo poço do castelo.

Jardim que foi construído no lugar do antigo poço do castelo.

Além de capital da Irlanda, Dublin é uma das cidades mais importantes do país. Localizada na costa leste (ali, do lado direito do mapa) tem aproximadamente 589,5 mil habitantes e reúne em um só lugar vida noturna, gastronomia, castelos e história. É lar da Cerveja Guinness, da Catedral de St. Patrick’s e de uma das maiores e mais antigas universidades da Europa, a Trinity College, sem falar que fica a 2h 30min de avião de Londres e é o principal ponto de um dos maiores feriados do país, o St. Patrick’s Day (Leia mais sobre o St. Patrick’s).

Por lá o verão é agradável e o inverno longo, frio e chuvoso. A temperatura média anual de 12°C, meio frio para os padrões brasileiros, não acham?

Queridinha dos intercambistas, pode acabar não sendo o destino ideal para os que buscam imersão total no idioma. Entretanto, para os que querem sair do Brasil, mas ainda assim ficar um pouquinho perto de casa, pode ser uma boa.

Cork: A cidade do Whisky Jameson

Se for para falar de whisky irlandês ou intercâmbio, a cidade de Cork tem de ser citada. Segunda maior do país, com aproximadamente 120 mil habitantes, está a 250km da capital, tem aeroporto próprio, o que pode facilitar bastante a chegada.

Foi eleita em 2005 capital cultural da Europa mantendo, ainda, o charme de cidade pequena, com um estilo mais calmo, porém plena em vida noturna.

É a casa da Destilaria Jameson, que supostamente inventou o whisky, do The Bodega, bar fundado em 1843 e ainda operante, do Cork City Gaol, uma masmorra do século XIX e de alguns vários festivais de música, entre eles o Cork Internacional Folk Festival entre 3-6 de outubro de 2019, e o Guinness Cork Jazz Festival, que vai acontecer entre 24-28 de outubro de 2019. Uma cidade muito festiva, sem dúvidas.

Fachada do The Bodega no Cornmarket Centre

Fachada do The Bodega no Cornmarket Centre

Com custo de vida 21% mais barato que Dublin, é uma alternativa para quem quer um intercâmbio em uma cidade grande, porém tranquila e menos onerosa.

           

Galway: Onde a badalação e o aluguel são 45% mais baratos que na capital

Boemia, a litorânea cidade de Galway é o destino certo para os que querem conciliar estudos com badalação.

Localizada a 208km de Dublin, na costa oeste da Irlanda, com cerca de 80 mil habitantes, é considerada uma cidade universitária (quem está em busca de especializações ou ensino superior, seu lugar é aqui), portanto cheia de jovens, cultura e arte. De arquitetura medieval, é considerada o coração cultural da Irlanda, palco do Galway Internacional Arts Festival e casa do Atlantiquaria, o aquário nacional do país.

Galway se encontra no extremo oposto de Dublin, na costa oeste do país.

Galway se encontra no extremo oposto de Dublin, na costa oeste do país.

De acordo com o Expatistan, comer e se vestir em Galway é mais caro que em Dublin, porém a cidade ganha da capital nos quesitos moradia, transporte e entretenimento. Para se ter uma ideia, morar em Galway é 45% mais barato que morar na capital.

Mas agora, se você quer fugir da badalação das grandes cidades, ter uma experiência bem irlandasa e estudar em um lugar mais interiorano, leia a parte 2 para conhecer as cidades de Limerick e Bray.  

Tags:
Blog Comments

[…] Leia o artigo anterior sobre Dublin, Galway e Cork. […]

[…] Conheça boas cidades para estuda e trabalhar na Irlanda […]

Leave a Comment