Como planejar um intercâmbio

Como planejar um intercâmbio

Intercambio na Irlanda

Planejar um intercâmbio é algo que demanda bastante pesquisa. É uma decisão séria que implica em passar algum tempo longe de casa, da família e dos amigos, que vai custar uma grana... Pensando nisso, criamos um guia para que você possa se preparar o melhor possível para ganhar esse mundão!

O Destino

Antes de mais nada é preciso saber para onde se quer ir. Inicialmente é possível que você tenha apenas uma ideia vaga ou vontade de conhecer melhor um lugar. Tudo bem estar em dúvida, num primeiro momento, é legal conhecer as possibilidades, afinal, é possível fazer um intercâmbio nos EUA, no Canadá, na Irlanda, na Inglaterra, Austrália etc.

Dê uma olhadinha na distância de casa, no clima, diferença da moeda com relação ao Real, nos hábitos culturais do país, nas atrações turísticas, na possibilidade de sair do país e viajar por lugares próximos, se você conhece alguém que já foi e pode te dar dicas. Todas essas informações vão te ajudar a fica mais seguro na hora de escolher o seu destino.

A Escola

Sabendo para onde quer ir é hora de escolher uma escola para estudar. Neste item aqui é legal contar com a ajuda de uma agência de intercâmbios. Como os sites das escolas geralmente estão em inglês, é possível que você tenha dificuldades para encontrar uma escola. A agência vai te passar as opções de horário de estudos (manhã, tarde ou integral), os valores, localização etc.

Moradia

Já sabe para que cidade vai? Já tem escola? É hora de escolher um lugar para morar.

Falamos bastante sobre tipos de acomodação nesse post aqui, nele você vai conhecer as opções de hospedagem existentes e ter dicas de como encontra-las.

Transporte

Primeiramente, o aéreo. Assim que descobrir o seu destino, já comece a dar uma olhada nos valores das passagens, mas não compre com muita antecedência. Passagens aéreas internacionais devem ser compradas em torno de 30 a 60 dias na baixa temporada e 60 a 120 dias de antecedência na alta temporada.

Segundamente, translado aeroporto-moradia. A opção mais cômoda e também a mais cara é pegar um taxi credenciado do aeroporto. É possível, também, pegar um ônibus que saia do aeroporto e te deixe no centro ou no lugar que você vai morar. Esta é, sem dúvidas, a opção mais barata de transporte, mas lembre-se que você vai estar com malas, não sabe falar o idioma e possivelmente não tem moedas. Então, ao escolher esta opção, tenha em mente que é preciso preparação. Saiba com antecedência qual transporte pegar, onde, quanto vai custar e já leve o dinheiro exato trocado em moedas.

Pronto, você já tem o ponto de partida para começar a planejar o seu intercâmbio. A escolha final vai ser feita através do casamento da sua vontade com a suas possibilidades financeiras. As agências trabalham disponibilizando passagens, alojamento e transporte, procurar por conta própria dá mais trabalho, mas pode te economizar um bom dinheiro no final.

Tags:
Leave a Comment