Enfrentando o choque cultural no intercâmbio - Blog Quarto e Cia

Enfrentando o choque cultural no intercâmbio

  • Home
  • Irlanda
  • Enfrentando o choque cultural no intercâmbio

O choque cultural é algo inevitável para alguém que escolheu fazer um intercâmbio, e é bom que ele aconteça, quer dizer que o seu objetivo está sendo cumprido. Você está tão imerso em uma nova cultura que chega até a estranhá-la.

A desorientação inicial

Antes de mais nada, tenha em mente que vai ser TUDO novo, principalmente se esta for a primeira vez que você sai do Brasil.

Das coisas mais simples às mais complexas, neste primeiríssimo momento, você será bombardeado por novas informações auditivas, visuais, espaciais. Tudo se organiza de um jeito diferente, os sons, o padrão de cores, as placas.

Pode não parecer tão sério assim, mas, acredite, a desorientação inicial é real e dá um pouco de medo. Por isso, pense antecipadamente em tudo que pode adiantar para facilitar a sua vida quando chegar. Saiba onde estão seus documentos, aproveite as nossas dicas sobre como comprar o LeapCard, já dê uma olhada no mapa onde está a escola, e, se possível, deixe alguém em stand by para tirar as suas dúvidas. Tudo isso vai te ajudar a ter que se esforçar um pouco menos na hora de encontrar uma informação.

O encanto

Você chegou. Nas próximas semanas, seu cérebro vai ver que aquele bombardeio inicial de informações está se repetindo. Você já não fica mais tão agitado precisando aprender tudo e começa a realmente apreciar a organização do país, a limpeza, o clima. Tudo é novidade e você se encanta com o que vê.

Menina observando a paisagem. Foto Pixabay

Foto Pixabay

O choque

Neste ponto, passados os primeiros meses, a rotina de aulas já se estabeleceu. Os caminhos começam a se repetirem, as pessoas já escolhem seus amigos e programas prediletos. Você começa a se irritar com alguns comportamentos e hábitos dos irlandeses e o sentimento de não pertencimento começa a bater mais forte.

É possível que seu inglês não esteja tão bom quanto imaginou que estaria ou aquele emprego que você precisa para continuar no país ainda não apareceu. O desânimo vem e você pensa que não vai conseguir nunca.

Pausa neste momento para ler uma mensagem muito importante: VOCÊ VAI CONSEGUIR SIM!



Adaptação

Para lá do terceiro mês no novo país é que você vai começar a se sentir em casa. Você já sabe o que a cultura traz de bom e de ruim, já tem seus lugares preferidos na cidade, já fez alguns amigos, pensa em fazer alguma pequena viagem e explorar as cidades próximas e não se sente mais tão deslocado. O inglês está melhor e daqui para frente é só curtir.

O fato de ser um processo comum e natural, não significa que vai ser fácil e que não vai te dar medo. Não quer dizer, tampouco, que acontecerá exatamente como descrevemos para todos. Mas, se de alguma maneira você experimentou esses sentimentos de estranheza e pensou em desistir, por favor, não desista!

O que está acontecendo é absolutamente normal, persista que você vai conseguir.

Tags:
Leave a Comment