Explicando o sistema de transporte Irlandês

Explicando o sistema de transporte Irlandês – Tipos de Transporte – parte 1

  • Home
  • Irlanda
  • Explicando o sistema de transporte Irlandês – Tipos de Transporte – parte 1

Como funciona o transporte público na Irlanda.

Conhecer um país implica em perambular por ele, neste post vamos te ajudar a entender quais as opções de transporte disponíveis e as principais características de cada um dos transportes disponíveis na Irlanda.

 

ÔNIBUS, o classicão que todos conhecem

Disponível em todas as cidades do país, esta é a versão mais próxima do que nós brasileiros conhecemos como transporte público. Clássico, ele está disponível em toda a Irlanda e na capital, Dublin, é conhecido como Dublin Bus. Todos possuem dois andares, são pontuais e contam com um site e um aplicativo (chamado Dublin Bus) que informa a hora certa que passarão, assim é possível se programar e não chegar atrasado.

Nos ônibus há wi-fi grátis, o que ajuda a acompanhar no GPS por onde o ônibus está passando e quanto tempo falta para chegar ao destino.

Outra coisa interessante é a disponibilização de um letreiro eletrônico nas paradas, que traz o número dela e quais os ônibus que passam ali, além de informar quanto tempo falta para cada ônibus chegar.

 

Placa eletrônica informando o próximo ônibus

 

DART, o bonde do litoral

Disponíveis apenas na capital, o também conhecido como Dublin Area Rapid Transport, é um trem elétrico que tem por objetivo integrar áreas costeiras com os pontos centrais da cidade de Dublin. Ele cobre toda a área da costa do Mar da Irlanda e no mapa abaixo é representado pela linha verde.

Mapa de transporte da Irlanda

 

Através dele, é possível fazer conexões com outros trens que vão para o restante do país, incluindo o Commuter, que é um pouco mais rápido que o DART e segue para as cidades ao redor de Dublin e Luas.

 

LUAS, o DART do centro

Assim como os DARTS, as LUAS estão em Dublin, apenas, e como o título já diz, as LUAS são trens elétricos (ou bondes, se preferir) que cobrem a região central de Dublin, o sul e sudeste. De visual moderno, são fáceis de ser identificadas e possuem duas linhas que cobrem a cidade, a linha verde e a vermelha.

 

Mapa das LUAS de Dublin

São mais frequentes nos horários de pico, e assim como os ônibus, é possível ter acesso aos seus horários pelo site ou pelo aplicativo, ele se chama LUAS.

 

COMMUTER, o DART de quem vai para longe

A palavra que dizer “aquele indivíduo que viaja diariamente”, ou seja, é um transporte para quem vai ou vem de mais longe. Ele conta com linhas que vão de norte a sul e de oeste ao sudoeste.

Os trens são confortáveis e também contam com wi-fi. Mas atenção nas plataformas na hora de embarcar, eles têm a mesma cor e a única diferenciação é uma pintura indicativa com o nome.

 

COMMUTER, o DART

 

DUBLIN BIKES, o jeito mais barato de se locomover

Irmã irlandesa da bicicletinha do itaú, a Dublin Bike é um sistema de auto aluguel de bicicletas que funciona exclusivamente no centro de Dublin.

Dublin Bike

As bicicletas ficam espalhadas em estações nas ruas de Dublin, só é preciso encontrar a estação mais próxima, pegar a bike e devolvê-la na estação mais próxima ao seu destino.

Nas outras cidades irlandesas elas também estão presentes, seguem o mesmo princípio, porém com os nomes das cidades que se encontram.

 

Agora que você já conhece quais são as opções de transporte disponíveis, que tal ficar por dentro dos valores de cada um deles também? Leia mais aqui.

Tags:
Blog Comments

[…] difícil para quem acabou de chegar. De maneira geral, é importante compreender logo de cara que há diferentes tipos de transporte  e a cobrança das tarifas varia de acordo com a distância a percorrer, o tipo de bilhete que […]

[…] (até 31% mais baratas). A gente já falou sobre os principais tipos de transporte da Irlanda nesse post aqui.  Dúvidas e curiosidades é só dar uma […]

Leave a Comment