O Brexit muda alguma coisa em um intercâmbio para a Europa?

  • Home
  • Irlanda
  • O Brexit muda alguma coisa em um intercâmbio para a Europa?

O Brexit muda alguma coisa em um intercâmbio para a Irlanda?

 

Muito se fala sobre o “divorcio” do Reino Unido com o resto do bloco econômico europeu, o famoso Brexit. O que muda para os estudantes brasileiros com a saída do Reino Unido da União Europeia? Essa é a pergunta que fica nesse momento de mudanças econômicas na Europa.

 

O que é o Reino Unido?

Antes de mais nada, o que é o Reino Unido? Por agora, o Reino Unido inclui a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Digo por agora porque, na sequência do Brexit  (British exit), a Escócia e a Irlanda do Norte – que votaram pela manutenção na União Europeia – ameaçam convocar referendos para saírem, eles próprios, do Reino Unido e assim poderem permanecer na União Europeia.

Países do Reino Unido

Quais países são Reino Unido

Duas Irlandas?

Por muito tempo existiu apenas uma Irlanda, isso só mudou em 1921. Depois de questões religiosas que culminaram em uma guerra civil, o país se dividiu e hoje há a República da Irlanda e a Irlanda do Norte (essa última sim e um província britânica)

Para ficar claro o Reino Unido nunca pertenceu ao Espaço Schengen, para entrar na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte as regras são diferentes dos outros países do bloco econômico. Ou seja, se você quer estudar na Irlanda do Norte são as mesmas regras que ir para a Inglaterra, isso significa que o que tinha de fazer para entrar no Reino Unido antes do referendo, é o mesmo que terá de fazer assim que o Reino Unido deixe de fato a União Europeia.

Divisão da Irlanda

Divisão da Irlanda

Existe fronteira entre a Irlanda do norte e a República da Irlanda?

Atualmente não existe mais uma fronteira física entre as duas Irlandas, você só percebe que está na Irlanda do Norte porque começa ver as placas só em Inglês e não em Irlandês e inglês como acontece na República da Irlanda. Também não tem uma imigração e você não precisa carimbar passaporte, mas como já falamos o sistema de visto na Irlanda do Norte é diferente se você quiser estudar ou permanecer por mais de 3 meses, é de acordo com as regras do Reino Unido. Essa fronteira é um tema complicado no Brexit, pois existe um acordo de saída, que tem por missão evitar a volta de uma fronteira física entre a República da Irlanda, Estado-membro da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte. Porém se as negociações não avançarem a volta de uma fronteira física seria uma possibilidade.

 

O Brexit trás mudanças para os intercambistas?

Nesse momento de incertezas no bloco europeu, muitos estudantes se questionam sobre as mudanças que estão por vir.  Porém para quem pensa em estudar no Reino Unido, por enquanto, as regras oficiais para estudantes estrangeiros permanecem intactas, ou seja, mesmo com a saída os brasileiros que querem estudar na Europa continuam enfrentando os processos burocráticos de antes. Não vai piorar nem melhorar.

 

Fonte:

https://www.almadeviajante.com/brexit-muda-os-turistas/

https://oglobo.globo.com/mundo/brexit-que-muda-na-europa-com-saida-britanica-da-ue-19584641

https://turismo.ig.com.br/2016-07-22/irlanda-do-norte.html

http://nyrdagurblog.com/republica-da-irlanda-e-irlanda-do-norte/

Tags:
Leave a Comment