Principais Dúvidas Sobre Emprego na Irlanda - Blog Quarto e Cia

Principais Dúvidas Sobre Emprego na Irlanda

  • Home
  • Irlanda
  • Principais Dúvidas Sobre Emprego na Irlanda
Empregos na Irlanda

Emprego na Irlanda.

Com uma das maiores médias salariais do mundo e tendo a possibilidade de trabalhar legalmente no país, a Irlanda tem sido um dos destinos favoritos daqueles que querem fazer intercâmbio.

O Stemp2 é o nome do visto destinado a pessoas que farão, no mínimo, 25 semanas (06 meses) de curso de idiomas. No total, o visto tem duração de 33 semanas (8 meses), porque além do período de aulas, o aluno tem direito a ficar de férias no país depois e pode ser renovado por mais 16 meses.

Com ele, é necessário estudar o mínimo de 15 horas por semana e pode-se trabalhar outras 20 horas. Nos meses de junho a setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro, é possível trabalhar legalmente por 40 horas semanais.

Os outros vistos que permitem trabalhar são o Stamp 1 (Visto de trabalho na Irlanda) e o Stamp 1G (Visto de trabalho para recém graduados na Irlanda).

 

Imagem de Visto para Irlanda

Visto Irlanda

Quanto tempo para conseguir trabalho?

Pergunta difícil.... A verdade é que depende, depende muito. Então a atitude a ser assumida aqui é de perseverança. É possível que você leve alguns meses antes de conseguir encontrar seu primeiro emprego, especialmente se seu inglês é básico. Isso se dá por diversos fatores, desde a falta de domínio da língua até a insegurança de ser entrevistado sem saber que sabe, sabe?

A melhor forma de agilizar essa conquista do emprego é: primeiro, falar para deus e o mundo que você está procurando um. Segundo, se dedicar ao máximo para melhorar sua proficiência o mais rápido possível.

 

Onde buscar emprego?

Existem vários sites na internet disponíveis para busca de empregos. Estão entre eles o IrishJobs.ie, o Jobs.ie, o Jobseach.ie e o Gumtree que não é específico para busca de empregos, mas tem uma seção específica para isso.

Entretanto, é importante ter em mente que a internet não é o único lugar existente. O mantra aqui é: “Qualquer lugar é lugar e qualquer hora é hora”, passeie pelas ruas atento aos cartazes de Hiring ou Help Wanted e não tenha vergonha de ir pedir mais informações e se oferecer para trabalhar.

Qual tipo de emprego posso ter?

As posições disponíveis são de cleaner (limpeza), garçom, atendente de bar ou restaurante, vendedor de lojas, recepcionista de hotéis, supermercados, ou seja, subempregos.

Pausa neste momento para esclarecer que os “subempregos” na Irlanda, não assumem a mesma conotação denotativa que assume no Brasil. Para eles, é só mais um tipo de emprego. Antes de torcer o nariz, tenha em mente que a qualidade do seu emprego na Irlanda é diretamente proporcional à sua fluência no idioma. Trocando em miúdos, se seu inglês é básico ou quase inexistente, você não tem condições de trabalhar com atendimento ao público e possivelmente vai ter de aceitar uma vaga de cleaner, quanto melhor for, maiores as chances de ser melhor remunerado e encontrar algo na sua área. Então mantenha sempre a mente aberta para o que o universo te proporciona com o inglês que você fala.

 

Regras trabalhistas

As normas na Irlanda são muito diferentes das nossas no Brasil. Aqui vão as condições mais relevantes e diferentes:

  • As férias podem ser quebradas em quantas partes quiser
  • Você pode tirar férias a qualquer momento, não precisa esperar 1 ano
  • Horário de trabalho em escritório é 9h às 17h. Tem hora de almoço.
  • Contrato de trabalho é bem flexível, podem variar a quantidade de horas semanais para cada caso
  • Não tem 13º.

 

Quanto vou ganhar?

A média salarial na Irlanda é de €9,80 por hora de trabalho, podendo variar de cidade para cidade, lembrando sempre que as cidades que pagam melhor, geralmente têm o custo de vida mais elevado também.

Para saber um pouco mais sobre isso, leia nosso texto sobre os custos de vida nas principais cidades irlandesas aqui.

Tags:
Leave a Comment