Conheça o Sant Patrick’s Day, o carnaval irlandês.

Conheça o Sant Patrick’s Day, o carnaval irlandês.

  • Home
  • Irlanda
  • Conheça o Sant Patrick’s Day, o carnaval irlandês.
Comemoração de Sant. Patricks na Irlanda

A principal festa da Irlanda

O dia é 17 de março. Para muitos, uma data qualquer, mas para os irlandeses - e seus descendentes espalhados por esse mundão – é Saint Patrick’s Day ou, em português, Dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda. 

 

Quem foi e como surgiu o St. Patrick’s Day?

 Embora haja alguma discordância histórica a respeito de quem fora o homem que personificaria o santo, a versão mais popular dos fatos diz que ele nasceu na Grã-Bretanha mais ou menos no final do século IV. Aos 16 anos, quando ainda se considerava pagão, foi sequestrado e levado à Irlanda como escravo, período em que começou a se voltar para Deus em busca de um consolo para a sua dor.  

Seis anos depois, conseguiu escapar e se refugiou num mosteiro em Gauls (hoje uma região da França) onde ficou por 12 anos, quando recebeu um “chamado” para converter pagãos irlandeses ao Cristianismo. Contrariando a inclinação de qualquer ex-sequestrado que se preze, aceitou voltar para o país-cativeiro e cumpriu sua missão como missionário. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461, por este
motivo, a data tem sido usada para celebrar os irlandeses e sua diáspora.

Falando em diáspora, foram os imigrantes irlandeses americanos os responsáveis por popularizar as comemorações do Dia de São Patrício. Eles faziam isso como uma forma de lembrar do seu país de origem. 

 

Chicago-river-pintado-de-verde

Rio em Chicago tingido de verde em 17 de março

 

Até o século 20, a comemoração era muito religiosa e realizada somente em grandes cidades com muitos imigrantes europeus. No entanto, com o passar dos anos, a festa foi se espalhando pelo país, até cruzar fronteiras e chegar de volta à Irlanda. Pois é, uma das maiores comemorações Irlandesas começou nos EUA, quem diria. 

 Como é a comemoração do dia 17th March 

Culturalmente falando, a celebração conta com muita comida, bebida muitos pint de Guinness, música e danças irlandesas, além de desfiles que atraem multidões. As pessoas se vestem de verde com chapéus, perucas e camisetas. Há os que se fantasiam de duendes e alguns países iluminam construções e prédios famosos com a luz verde.

Entre 14 e 18 de março deste ano, toda a Irlanda comemorará o dia do seu padroeiro. As principais cidades do país (Dublin, Cork, Galway, Limerick, Bray, Waterford) disponibilizam em seus sites a programação dos 5 dias de festa. É possível ter acesso ao calendário de atrações, ao mapa com a rota dos desfiles e muito mais.


Celebração de st. Patrick’s Day em Dublin, Irlanda

Celebração de st. Patrick’s Day em Dublin, Irlanda

Lembrando que na Irlanda é proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas, porém, durante o festival (e somente durante ele) é possível beber em público sem levar multa.

 

 

Símbolos do Dia de São Patrício

 Podendo ser comparado ao nosso Carnaval ou à Oktoberfest dos alemães, Saint Patrick’s Day, coloquialmente chamado de St. Paddy’s Day, ou simplesmente Paddy’s Day traz como símbolos o trevo de três folhas (em inglês, shamrock) que, alguns acreditam, ter sido usado por St. Patrick para explicar a divina trindade aos pagãos celtas. Além de um símbolo dos festejos e lição 001 da escola católica de Patrício, o Shamrock é um símbolo do nacionalismo irlandês, usado como uma forma de resistência e afirmação cultural contra a Inglaterra e o confisco de terras, a criação de leis contra o uso de sua língua e a prática do catolicismo.

Revellers celebrate St Patrick's Day in Dublin ( Getty )

Revellers celebrate St Patrick's Day in Dublin ( Getty )

Além do trevo, o duende (em inglês, Leprechaun) é outro personagem famoso por lá. Com origem pagã, o nome original desta criaturinha era lobaircin, que significa “camarada de corpo pequeno”, ele era responsável por consertar os sapatos das fadas e tem como bem mais precioso um pote de ouro, fruto de sua economia nos anos de trabalho.

 Em termos gerais, a importância cultural atribuída ao santo está, justamente, na inspiração que ele gera nos irlandeses e seus descendentes de sua herança cultural. É um momento de celebração, recordação e retorno às origens. Uma demonstração pública do que é ser irlandês, da forma que vivem, o lugar que ocupam no mundo e do seu legado.

 

Tags:
Blog Comments

I loved the website! It is awesome!

😉

[…]  Saiba mais sobre o St. Patrick’s Day […]

[…] Leia também sobre St. Patrick's day, o Carnaval da Irlanda  […]

Leave a Comment