TAX back como funciona: VAT - Blog Quarto e Cia

TAX back como funciona: VAT

VAT

Já ouviu falar do Value Added Tax? Ele é um imposto cobrado sobre (quase) tudo que é comprado na Irlanda.

 

O que é o VAT?

De acordo com o CitizensInformation.ie, o VAT é um imposto sobre bens e serviços que está incluso nos preços da maioria dos produtos e serviços que usamos no dia a dia.

A tarifa básica do VAT é de 23%. Entretanto, em itens como combustível, energia elétrica, restaurantes, hotéis etc. o VAT é de 13,5%. Para saber quanto pagou de VAT é só conferir a nota fiscal, o valor vem descrito lá.

O VAT não é cobrado em cima de serviços financeiros, médicos e educacionais e também sobre algumas atividades culturais.

Para quem tem filhos, afilhados, sobrinhos etc. Vale a dica de que calçados e roupas infantis são livres de impostos.

 

Como conseguir o reembolso após o término do intercâmbio?

Então, se você fez intercâmbio, passou um ano e meio na Irlanda e juntou cada notinha fiscal para pedir reembolso, esquece. O governo irlandês reembolsa o VAT dos 3 últimos meses, apenas. Uma opção é deixar para comprar as coisas caras no final da viagem e pegar o máximo de reembolso que puder.

Para conseguir o reembolso, é necessário paciência e tempo. Veja o passo a passo de como conseguir o reembolso:

 

  • O primeiro passo é perguntar se a loja está credenciada no TAX refound. Normalmente, elas têm uma logo indicando o TAX Free Shopping.
  • Após a compra, você deverá apresentar o seu passaporte e solicitar o cheque reembolso ou formulário de reembolso e um envelope de envio. Guarde tudo muito bem, você vai precisar.
Formulário tax back

Formulário tax back

Tax back

Tax back

Alfandega

  • Com o formulário carimbado, siga para o posto de reembolso do aeroporto. Eles disponibilizam 3 opções de recebimento do reembolso: dinheiro, cartão de crédito e transferência bancária. Em dinheiro, você paga uma taxa administrativa e pode demorar um pouco. Para as outras opções, você tem de preencher os dados no verso do formulário e enviá-lo por correio para o escritório da Global Blue, a empresa responsável pelo reembolso. Lembra do envelope que veio junto com o formulário? Então, ele já está com o envio pago e é só colocar na caixa de correio. Mas lembre-se que o envelope só vale para o país de compra do produto. Se você trocou de país é bom fazer tudo isso enquanto o correio ainda está aberto.
  • Alguns países fazem a devolução do dinheiro na hora mesmo. Mas eles são exceção e não regra, então prepare-se para esperar um prazo de em torno de 5 semanas o valor é devolvido no cartão.

 

Mas não confunda o VAT com o P60, o imposto de renda da Irlanda. 

E você, já pediu um reembolso ou em alguma dúvida? Deixe seu comentário e divida a sua experiência com a gente.

 

Tags:
Leave a Comment